súcubo - Definition. Was ist súcubo
Diclib.com
Wörterbuch ChatGPT
Geben Sie ein Wort oder eine Phrase in einer beliebigen Sprache ein 👆
Sprache:

Übersetzung und Analyse von Wörtern durch künstliche Intelligenz ChatGPT

Auf dieser Seite erhalten Sie eine detaillierte Analyse eines Wortes oder einer Phrase mithilfe der besten heute verfügbaren Technologie der künstlichen Intelligenz:

  • wie das Wort verwendet wird
  • Häufigkeit der Nutzung
  • es wird häufiger in mündlicher oder schriftlicher Rede verwendet
  • Wortübersetzungsoptionen
  • Anwendungsbeispiele (mehrere Phrasen mit Übersetzung)
  • Etymologie

Was (wer) ist súcubo - definition

ARQUIVOS
Sucubo; Succubus; Sucubos; Sucubus incubus; O mito de Succubus; Sucubus; Sucubi

Súcubo         
adj.
Que se põe por baixo.
m. e adj.
Dizia-se de um demónio, a cuja influência se atribuiam os sonhos maus.
(Do lat. "succubare")
súcubo         
adj (lat succubu)
1 Que se deita ou põe por baixo.
2 Dizia-se do demônio a quem se atribuíam os pesadelos e o ato de copular, sob forma feminina, com homens adormecidos.
3 Lúbrico, sensual
sm Demônio a quem outrora se atribuíam os pesadelos e que, segundo a crença antiga, assumia forma feminina, para ter cópula carnal com um homem adormecido.
súcubo      
adj. (-1690 cf. Alma)
1 que se deita ou se põe por baixo na cópula carnal
2 p.ext. homem homossexual passivo
3 p.ext. que desperta ou realiza desejos sexuais; sensual, lúbrico, luxurioso
sonhos s.
4 -morf.bot nas hepáticas folhosas, diz-se do talo ou de seu desenvolvimento, no qual parte de cada folha está coberta pela folha posterior F p.opos. a íncubo n adj.s.m. ant.
5 diz-se de, ou demônio ou fantasma maligno que supostamente toma a forma de mulher e vem perturbar o sono dos homens, premindo-lhes o peito até tolher-lhes a respiração, e não raro mantendo com eles conjunção carnal
6 fig. que ou aquele que possui vontade fraca, que se deixa dominar ou sugestionar por outra de personalidade mais forte
7 -jur que ou aquele que é induzido ao crime por outrem, que é sugestionado por outrem para praticar um crime
-etim lat. succùba,ae 'amásia, concubina', no b.-lat. 'homem que faz as vezes de mulher; mancebo prostituído', comp. do lat. sub- , pref. que caracteriza posição inferior + v.lat. cubo,as,ui ou ávi,ìtum,áre 'estar deitado; repousar', com troca de gênero por infl. de íncubo ; f.hist. 1690 succubo , 1789 súcubo subst. 'demônio' -ant íncubo

Wikipedia

Súcubo

Súcubo (em latim succubus, de succubare) é uma personagem referenciada pela cultura popular e mitologias como um demônio com aparência feminina que invade o sonho dos homens a fim de ter uma relação sexual com eles para lhes roubar a energia vital.

De acordo com a lenda, a súcubo se alimenta da energia sexual dos homens e coleta seu esperma para engravidar a si mesma ou a outros súcubos, e quando invade o sonho de uma pessoa ele toma a aparência do seu desejo sexual e suga a energia proveniente do prazer do atacado. As súcubos tendem a ficar mais fortes e mais frequentes em épocas de transição de lua cheia, com isso ficando mais descontroladas e mais sedentas.

Estão associados a casos de doenças e tormentos psicológicos de origem sexual, pois após os ataques se seguiam pesadelos e poluções noturnas nas vítimas (sendo a explicação mitológica para essas ações físicas e imaginárias). De acordo com a mitologia, são seres que podem viver aproximadamente 750 anos. A contraparte masculina desse demônio é chamada de íncubo.